sexta-feira, 16 de fevereiro de 2018

Mestrar: Uma tarefa hard!

Salve salve aventureiros das terras ermas!
Sejam bem vindos novamente a essa humilde taverna!
A melhor forma de providenciar uma aventura ou fazer o grupo se conhecer...
RPG de mesa é uma interações do mundo nerd/geek que mais atraem novos seguidores. Por possuir um leque de temas e estilos (gótico, live action, survivor, horror, ação, aventura...enfim fica a gosto de quem joga/mestra decidir o tema da partida!) acaba atraindo uma variedade maior de adeptos ao hobby. Existem partidas que se perduram por dias, semanas e até mesmo meses (sendo esse ultimo o mais difícil de acontecer!); o desenrolar da trama, forma de narrar, ambiente e até mesmo o horário pode influenciar no tempo de duração de uma aventura e quem mais sofre com tudo é o mestre!

Muita leitura, imaginação, paciência, café...
Sou jogador/mestre/dungeon master/narrador a mais de 14 anos e por muitas vezes fui mais mestre do que jogador e sei como é complicado o oficio de narrar aventuras, quando até mesmo o próprio mestre se prejudica. Narrar um historia requer muita técnica, leitura, planejamento e até mesmo a sorte consegue mudar o rumo de uma aventura, causando assim boas ou más impressões. Confesso em que houve situações em que precisei "roubar" nos dados para que a aventura prosseguisse como planejado, como também aconteceram situações em que precisei fazer vista grossa com alguma jogada sem o bom senso do jogador. Isso muitas vezes acaba impactando no decorrer da historia em que os jogadores sem encontram.

É preciso ter o dom para narrar uma aventura, fazendo assim com que os players se interessarem pela historia e eventos...
Uma das faces do DM!!
O mestre é a entidade máxima em uma partida de RPG, podemos ser desde um gatinho dócil até uma entidade cósmica invulnerável devoradora de dimensões que não da a oportunidade dos jogadores rolarem os seus dados de iniciativa. Agimos como júri, juiz e carrasco, indo muitas vezes contra as regras impostas pelo manual de regras de determinado jogo, para que com isso, possamos adaptar melhor o sistema de jogo a todos os players, algumas vezes autorizamos um certo tipo de criatura/ raça/ personagem/ profissão restritos para dar uma certa emoção aos players e assim até prolongar a jogatina por meio do background do jogador ( [Mestre/Taverneiro] - Humm, interessante...quer dizer que o seu pai era um algoz da mãe-noite...isso reflete de forma negativa aqui nessa taverna meu rapaz, sugiro que tente redimir os erros de seu pai antes de prosseguir jornada a fora...) e muito mais que podemos fazer. Claro que tudo isso somente é possível com o jogo de cintura do Dungeon Master, caso contrario o jogo torna-se apenas uma arena de mate e pilhe para prosseguir.

Por enquanto é isso heróis das terras em desenvolvimento de supercity!
Esperamos a sua visita em breve

Nenhum comentário:

Postar um comentário