sexta-feira, 28 de outubro de 2016

Novato ou Veterano, o que importa é cosplayar!!!


Saudações aventureiros da grande linha, bem vindos novamente a essa humilde taverna. Trago a vocês um textinho singelo a respeito de uma das artes que admiro muito, hoje falaremos a respeito dos Cosplayers!!

Zumbi, bruxa, ninja...é cosplayer? Ta valendo!!
Pois bem meus caros aventureiros, em outro texto aqui do blog, comentei a respeito da arte do cosplay e nesse texto, comentarei a respeito dos Cosplayers. Nesse texto iremos saber um pouco mais desses seres incríveis que nos proporcionam alegrias e admirações. Quem são? Como vivem? De onde vieram? Não deixem de ler aqui, em nosso blog!

Paciência + Pesquisa + Trabalho duro + Determinação = Cosplayer!

Acredito que os cosplayers sejam pessoas emocionalmente mais iluminadas que o resto de nós, reles mortais. Cara, eles ralam pra caramba, tive a oportunidade de acompanhar a elaboração e criação de um cosplay do zero e vi o quão difícil é. Eis aqui uma previa de como é o processo: Pesquisar, fazer moldes, pesquisar de novo, mais moldes, costurar, cortar, cola, mais pesquisa, prova, corta de novo e mais uma vez prova de novo...da muito trabalho fazer um cosplay do zero, mas o resultado final...é muito gratificante, isso da para perceber quando o cosplayer se apresenta, quando diz como fez a fantasia, quanto tempo gastou na confecção de todo o cosplay, os sorrisos que brotam de suas faces quando posam para fotos, mano, se isso não for suficiente, eles ainda nos surpreendem com a apresentação do personagem escolhido, seja com uma pose, seja com uma fala ou com a encenação de uma cena marcante, no fim das contas, os cosplayer em si fica muito grato com o resultado final!!!


Não, não precisa ser profissional para ser um bom cosplayer!

Quando comecei a escrever esse texto, pesquisei e perguntei a quem atua na área e o que percebi, é que não precisa ser profissional, basta ter a vontade e a paciência necessários para se fazer um bom cosplay. Não vou mentir, gasta e precisa empenho, mas o resultado final fica muito bom, tanto para quem fez, quanto para quem vê! Certo que no começo é difícil e às vezes não fica como era imaginado, mas com o tempo e pratica, os resultados ficarão melhores. Como mencionei no tópico anterior, basta ter: Paciência, Determinação, Trabalhar duro e Pesquisar bastante e o resultado será satisfatório!!

Um papo com quem entende!

Tive a oportunidade de conversar com alguns cosplayers e particularmente vós digo, que foi muito proveitoso o resultado dessas “entrevistas”, confiram:
Taisa Soares:
Desde a antiguidade, o dragão é o único animal que se equipara ao tigre...

Essa mocinha é cosplayer há pouco tempo, mas já manja dos paranauês da arte:
Taiga, do anime Toradora foi o primeiro cosplay que Tasia fez e confessem, ficou parecida pacas com a tigresa de bolso do anime!
TNG Blog: Há quanto tempo você é cosplayer?
Taisa Soares: Completo 2 anos esse ano! Kk
TNG Blog: Qual foi o seu primeiro cosplay?
Taisa Soares: Então, o primeiro dos primeiros foi uma chapeuzinho vermelho, mas personagem mesmo de anime foi a Taiga, do anime Toradora.
TNG Blog: Como você se sente quando veste a fantasia?
Taisa Soares: É algo que não da para descrever!! Sinto-me extremamente feliz!! São meses preparando roupas e acessórios, quando finalmente posso vestir tudo e me divertir nos eventos é incrível!!! Além de poder “ser” aquele personagem por um dia, é uma honra poder representar nossos personagens favoritos!!
TNG Blog: Sofreu algum preconceito quando começou?
Taisa, não importa o que digam, você mandou muito bem. Esta de parabéns e estamos ansiosos por mais cosplays seus!!
Taisa Soares: Preconceitos de dois tipos na verdade, por ser cosplayer em si e por ser cosplayer com deficiência física.

Quer queira quer não, ainda existem pessoas que não entendem o cosplay e acham besteira, perda de tempo e dinheiro, e sobre a deficiência, sofri com alguns comentários e olhares desagradáveis por representar uma personagem “normal” sendo usuária de prótese ortopédica, mas é só não ligar para isso e ser feliz fazendo meus cosplays ^^.
TNG Blog: O que você tem a dizer aos veteranos e aos novatos?
Taisa Soares: Aos veteranos:

Seria muito bom se aqueles cosplayers que já estão nisso há um tempo não deixassem a “fama” subir a cabeça, seria tão legal se o universo cosplay fosse mais unido!! Se uns ajudassem os outros a fim de melhorar a cultura cosplay no Brasil, com certeza o pais teria mais representatividade no mundo, nesse quesito!!

Aos novatos:

De certa forma, também sou novata XD e bom, acho que o mais importante que tenho a dizer é: Ser cosplay não é fácil!! Gasta muito, nem tudo sai como você quer, não é tão bem visto pela maioria das pessoas, da muita dor de cabeça. Mas, acredite, quando finalmente esta tudo pronto é a sensação mais incrível do mundo!! Sensação de dever cumprido!! E é super divertido!! O que tenho a dizer então é: Não entrem nesse mundo caso só estejam interessados em fama, acima de tudo cosplay é diversão!!
Um dos primeiros cosplays na carreira iniciante da "pequena" Taisa, mas o seu talento é muito grande!!
 Taisa Soares, agradecemos muito por seu tempo e pela paciência em nos responder, nós da TNG Blog estamos ansiosos por mais cosplays seus ^^

Com vocês agora:

Carol Ventura
Touka Kirishima, do anime Tokio Ghoul. Cara, até Kaneki se confundiria....
Essa cosplayer já carrega na bagagem mais de 10 cosplays feitos. Mesmo com pouco tempo já é bastante XP adquirido!!
Inori Yuzuriha, do anime Guilty Crown foi um dos primeiros cosplays feitos por Carol!!
TNG Blog: Há quanto tempo você é cosplayer?
Carol Ventura: Inicio de 2015
TNG Blog: Qual foi o seu primeiro cosplay?
Carol Ventura: Inori, do anime Guilty Crown
TNG Blog: Como se sente quando veste a fantasia?
Carol Ventura: Muito bem, realizada, me sinto como se pudesse fazer tudo. Sou outra pessoa, feliz, extrovertida...
TNG Blog: Sofreu algum preconceito quando começou?
Carol Ventura: Claro, principalmente quando você vai a lugares públicos, te olham com outros olhos...tem medo, acham que você é um desocupado da vida e etc...
TNG Blog: O que você tem a dizer aos cosplayers veteranos e aos novatos?
Carol Ventura: Nunca desistam, sempre façam cosplay e faça o que você gosta, o que te faz bem e não por modinha!
Valeu Carol Ventura, obrigado pela força, esperamos por mais cosplays seus!!^^
Carol Ventura, agradecemos muito por ter disponibilizado esse tempo para nós, da TNG Blog ^^ e queremos poder ver mais obras suas!!

 
 Diana Ruth:
Xecty Ein, do anime Shining Tears X Wind, curtindo o clima tropical do estado^^
Atendeu ao meu pedido de ajuda e nos agraciou com a sua participação nessa simplória entrevista! Confiram:
TNG Blog: Qual foi o seu primeiro cosplay? - Diana Ruth: Tifa Lockhart, do jogo FF VII
TNG Blog: Há quanto tempo você é cosplayer?
Diana Ruth: Cosplayer mesmo, mesmo a uns 2 anos!
TNG Blog: Qual foi o seu primeiro cosplay?
Diana Ruth: Tifa Lockhart, do jogo Final Fantasy VII
TNG Blog: Como se sente quando veste a fantasia?
Diana Ruth: Eu geralmente procuro personagens que se parecem fisicamente comigo, então o resultado às vezes é meio impressionante até para mim. Quando esqueço e olho o meu reflexo, a sensação é incomparável e o olhar das pessoas é realmente recompensador.
TNG Blog: Sofreu algum preconceito quando começou?
Diana Ruth: Eu nunca, pelo menos não diretamente, apenas olhares indiscretos, mas conheço pessoas que já sofreram.
TNG Blog: O que você tem a dizer aos cosplayer veteranos e aos novatos?
Diana Ruth: Na verdade não sei, mesmo eu que tenho certo tempo pensei recentemente em parar, eu faço meus próprios cosplays e isso gasta bastante tempo e dinheiro, principalmente tempo, mas o nível de reconhecimento da nossa arte é muito pequeno.

Eu sempre estou pronta a ajudar os novatos e conheço praticamente todos os veteranos.

Realmente acho que merecíamos mais reconhecimento por parte dos eventos e mais comprometimento por parte dos cosplayers, mas acredito que assim como eu, muitas pessoas desanimam, por isso não dão o melhor de si, na produção! Mas estou tentando me animar!!
Diana Ruth lançando o seu "E" nos players desavisados...
 Diana Ruth, valeu pela ajuda e por ter contribuído com os seus conhecimentos. Esperamos poder ver você "cosplayando" (acho que se escreve dessa forma!) mais e mais ^^.

Finalizando...
Ser cosplayer não é nada fácil, mas o esforço vale a pena o sacrifício! Uma das atrações que mais desejamos ver em eventos são os cosplayers, novatos ou veteranos, não importa o seu grau de experiência, mesmo um cosplay simples (desculpem só força de expressão mesmo, sei que mesmo um cosplay “simples” da muito trabalho de ser feito!). Mesmo com o preconceito, a dificuldade e o alto custo, não desanimem cosplayers, saibam que vocês são admirados por nos, seus fãs, não se deixem abater por comentários maldosos e olhares contrários as suas vontades, se tem desejo de fazer um cosplay, façam, pois o resultado final é muito recompensador.
No mais, esse velho taverneiro se despede de vocês aventureiros das minas Moria, agradeço desde já a leitura desse texto e pelo tempo de vocês. Agradeço também a Taisa Soares (http://bit.ly/2dUnTEf), Diana Ruth (http://bit.ly/2e5rSB6) e Carol Ventura (http://bit.ly/2ff3Bey), por terem contribuído na elaboração dessa matéria e vocês estão de parabéns por seus trabalhos e continuem assim, queremos ver mais cosplays!
E pedimos desculpas a Dan Schuster (http://bit.ly/2feZUWm) por não ter colocado a parte dele, mas nos comprometemos com você Dan, a participar de nosso canal no YouTube, contamos com você e com vocês também moças ^^. Então é isso pessoal, viram alguma coisa que não esta certa ou não gostaram, podem comentar, afinal de contas, essa taverna se sustenta por causa de vocês, gostaram? Podem comentar também, é de graça!!
Um hadouken de fogo a todos e até a próxima visita a essa taverna!!
 

Um comentário:

  1. Lindas as cosplayers! E que exemplo de vida a Taisa Soares! Muito fofa

    ResponderExcluir